As eleições municipais de 2024 estão ocorrendo, com a realização do 2º turno já no próximo dia 27 de outubro em 51 municípios brasileiros. No entanto, já começam a surgir a revelação dos esquemas de corrupção, compra de votos e falsificação de candidaturas no processo eleitoral.
Uma investigação coordenada pela Polícia Federal no estado de Santa Catarina apura suspeitas de que candidatos a vereadores usaram cédulas falsas para a compra de votos.[1]
Nos municípios do interior, diversas ocorrências e investigações seguem. Na capital de Rondônia, partidos como o Avante estão sob investigação por fraude às cotas eleitorais em mais uma eleição.[2] No Brasil todo, centenas (ou até mesmo milhares) de mulheres concorreram às eleições e tiveram votação inexpressiva: grande parte com apenas 1 a 3 votos, demonstrando grandes suspeitas de fraude para que se completassem os 30% de cotas nas candidaturas.
Os resultados dizem por si só. Em todas as eleições desde 1989 até hoje são marcadas por atos do gênero. Tudo, claro, pago do bolso do pagador de impostos, através do famigerado fundão eleitoral.
A cada dois anos, vários circos são montados por todo o Brasil; tudo patrocinado pela carga tributária imensa que pagamos. Esse seria o equivalente mais próximo das eleições no Brasil. Seria lógico dizer que existe algo remoto à representação política nesse sistema?
Os especialistas defendem com unhas e dentes o esquema “democrático” que dá liberdades para facções-partidos “disponibilizarem para apreciação” dos eleitores nomes de candidatos que, não raro, não têm nada em comum com o eleitorado, logo, não podem efetivamente representá-los por não compreenderem integralmente seus anseios e necessidades; isso quando não são apenas “enchimento de linguiça” para eleger os candidatos de verdade.
Esse é o panorama da política infértil, incapaz, completamente paralela à realidade nacional. A mediocridade dos partidos e dos supostos representantes, que usam, toda eleição, uma quantidade surpreendentemente significativa de dinheiro para a produção de adesivos, santinhos e slogans e vídeos, com data de validade pros dias 06 e 27 de outubro.
Autor: João Guilherme.
[1] Eleições 2024: veja as cidades que terão segundo turno no domingo. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2024/noticia/2024/10/21/eleicoes-2024-veja-as-cidades-que-terao-segundo-turno-no-domingo.ghtml.
[2] MPE investiga partido Avante por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2024 em Porto Velho. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/eleicoes/2024/noticia/2024/10/19/mpe-investiga-partido-avante-por-suposta-fraude-na-cota-de-genero-nas-eleicoes-de-2024-em-porto-velho.ghtml.